Por um Brasil mais sério, ético, justo e sem corrupção!

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Da série: "EU SÓ QUERIA ENTENDER" – PARTE 9 - CPI - Para que serve a CPI?

 


CPI - Comissão Parlamentar de INQUÉRITO.

Minha visão simplista e superficial de uma CPI.

Uma CPI é constituída no Congresso Nacional, a partir de fatos ou de crimes, cometidos contra a sociedade,  geralmente para elucidar estes tais fatos / crimes.

Ela é formada, como o próprio título diz, por uma comissão de parlamentares, presidida por um parlamentar eleito para tal.
Ela se desenrola em várias seções, (por vários dias, semanas e até meses, visto que os nossos parlamentares, digo, "Suas Excelências", só trabalham de terça a quinta),  até que esta comissão tenha “elucidado ou pelo menos esclarecido parte do fato”, quando então um relatório é finalizado, dando por encerrada a CPI e os resultados apresentado a Justiça.

Normalmente a mesa é composta por vários parlamentares, quatro ou mais, e o plenário, este sim, fica repleto de parlamentares, de oposição e de situação que inquirem o indivíduo convocado e discutem entre si, “batem boca” e as vezes até com baixo nível, xingamentos e agressões verbais entre eles.
Mas, é uma hipocrisia sem tamanho, pois, apesar de quase saírem na porrada, vomitam tratamentos cultos, tipo: “Sua Excelência pra lá, Sua Excelência pra cá”.
“Vossa Excelência é ladrão”, e em resposta: e “Vossa Excelência é um canalha”.
Que vergonha alheia desses parlamentares.  

Ora bolas
Eu só queria entender:
Quando um indivíduo é convocado para uma CPI, ele pode estar sendo convocado de duas formas, como testemunha ou como investigado, e se ele foi convocado, é porque ele tem algo a ver com o fato / crime, e a Comissão Parlamentar de Inquérito constituída, está ali com o objetivo de inquiri-lo sobre o fato / crime para elucidar os fatos / crimes, mas, todos os indivíduos supostamente culpados, já se apresentam a CPI, com um Habeas Corpus expedido pelo STF, que lhes permite ficar em silêncio quando as perguntas possam incriminá-los.

Ora bolas novamente
Eu só queria entender:
Se nós brasileiros, pagamos com os nossos SUADOS impostos, os ALTÍSSIMOS salários de todos os parlamentares, inclusive estes presentes nestas CPI’s, nas quais os depoentes, se reservam o direito de permanecerem calados, então para que uma CPI, só para aparecerem na televisão?

UMA CPI QUE NÃO OBTÉM RESPOSTAS, É RASGAR DINHEIRO, GASTAR DINHEIRO DO POVO PARA NADA.

 

 

Nenhum comentário: