Por um Brasil mais sério, ético, justo e sem corrupção!

sexta-feira, 7 de julho de 2023

Da série: "EU SÓ QUERIA ENTENDER" – PARTE 3 - Moradores de Rua - Cracolândias


Situação da população vivendo nas ruas, é a cara das péssimas políticas públicas.

Viver numa cidade grande, numa sociedade moderna, não é fácil não, ela não oferece boas oportunidades para todos, depende de uma série de fatores, de sorte, da escolha que fazemos e de estar no lugar certo na hora certa, mas, existem também, muitas outras oportunidades, que permitem ao cidadão de bem, uma vida modesta, porém honesta, ou seja, sempre haverá oportunidades para todos que escolherem ser do bem.

Analogia do que são BOAS OPORTUNIDADES.
Imaginem um gatil público, onde todos os gatinhos são bem tratados e estão bem abrigados do sol, da chuva, do frio e do calor, além é claro, de recebem cuidados veterinários e vacinas.
Comem duas vezes por dia, têm água limpa com fartura para beber e tomam banho regularmente.
Todos estes gatinhos tiveram igual oportunidade, concordam?

Agora, imaginem que um casal de classe média alta resolve adotar um desses gatinhos e vai até o gatil e se encanta e escolhe, dentre todos, uma gatinha para adotar, ”a Mel”.
Esta escolhida,
teve uma ótima oportunidade, os demais, tiveram e têm ainda, a oportunidade de ter uma vida saudável, abrigados no gatil.

Mas, um dos gatos, “o Garfield”, escolheu fugir do gatil, "essa foi a sua escolha" e sabe-se lá o seu paradeiro, e se está vivo ou morto, se está sendo bem alimentado ou não etc.
Entenderam as diferenças de oportunidades e de escolhas?

Estudar e trabalhar, são as duas palavras chaves, numa cidade grande, para se viver com respeito e dignidade, bem como, para se conquistar boas oportunidades.

Costumo dizer que viver em sociedade, depende de dois fatores principais:
As várias oportunidades que a sociedade nos oferece;
E as nossas escolhas.

Isso tudo dito acima, é para tentar entender a situação dos moradores de rua, coisa que até hoje não entendi e acho que nunca vou entender.
Tenho muita dificuldade para entender.

Segundo a totalidade das reportagens que assisto na grande mídia, estes moradores de rua, tiveram alguns tipos de oportunidades na sociedade, de estudo e de trabalho, e não aproveitaram, a desprezaram por vários motivos, principalmente por VADIAGEM, e escolheram a rua, as drogas, “álcool também é uma droga”.

Assisto também diariamente na mídia, jovens que preferiram traficar, roubar e matar, ao invés de estudar e trabalhar honestamente, tudo com a benevolência das nossas leis e do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.

Vão crescendo sem construir um futuro digno, vivem nas ruas, drogados “bêbados” e sem qualquer perspectiva de vida, aí, a única opção que resta, é mesmo morar nas ruas e continuar se drogando, fato que para manter o vício, precisam traficar, roubar e até matar, pois, não trabalham.

Possuem uma vida miserável, dependendo da caridade dos outros, comida, roupas, cobertores “no inverno”, etc.

E o pior:
Vem a necessidade sexual e o casal, “ambos moradores de rua”, drogados “bêbados” que estão, copulam sem proteção, e como consequência, a mulher moradora de rua engravida.
É assim sucessivamente, um, dois, três, quatro, cinco etc., filhos, que eles, sem condições de prover o sustento deles com dignidade, oferecem a única coisa que têm a eles, a rua.

Vejam, por exemplo, as CRACOLÂNDIAS no BRASIL, existentes em vários Estados brasileiros, é o esgoto, a escória da sociedade, concentram-se em locais bem conhecido do poder público, que não faz absolutamente nada.
Lá, traficam, roubam e matam a céu aberto e a polícia até faz alguma coisa, prende os criminosos, mas, leis benevolentes, soltam os criminosos, e a polícia mais ostensivamente, volta lá e prende novamente o delinquente, mas, a Justiça solta novamente.

PARA FINALIZAR, QUERO DEIXAR REGISTRADO AQUI, QUE CULPO O ESTADO BRASILEIRO POR PERMITIR ESTA SITUAÇÃO DEGRADANTE DOS NOSSOS SEMELHANTES, PELA AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ATENDER ESTES INDIVÍDUOS.

FALTAM LEIS, ASSITÊNCIA MÉDICA E HUMANITÁRIA, CENTROS DE RECUPERAÇÃO DE DROGADOS, ASSISTÊNCIA A MULHER MORADORA DE RUA, NA PREVENÇÃO CONTRA A GRAVIDEZ INDESEJADA E NÃO PROGRAMADA, REPRESSÃO EFETIVA E COMBATE AS DROGAS, PRISÃO E CONDENAÇÃO DOS CRIMINOSOS E, FINALMENTE, PROVER ESTES MORADORES DE RUA COM EDUCAÇÃO E ESCOLARIDADE E ACIMA DE TUDO COM ABRIGOS.

Nenhum comentário: